A 3ª sessão de trabalho setorial com membros da Comunidade CLAV, “A Portaria n.º 112/2023: um ano depois, que balanço?”, decorreu no dia 5 de novembro, em modelo híbrido, presencial nas instalações da DGLAB e online.
A sessão destinou-se às autarquias locais, entidades intermunicipais, associações de municípios e de freguesias, serviços municipalizados ou intermunicipalizados, às empresas locais, redes de arquivos regionais e setoriais, bem como aos grupos de trabalho (formais e informais) que se têm debruçado sobre esta temática, tendo estado presentes cerca de 350 participantes.
O programa incluiu o enquadramento e os objetivos da sessão por parte da DGLAB a que se seguiram as comunicações da Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal de Aljezur, Companhia de Carris de Ferro de Lisboa (CARRIS) e da DGLAB. No final houve um período de debate dedicado ao balanço e desafios em torno da aplicação do diploma.
A sessão teve como objetivos realizar um ponto de situação sobre a implementação da Portaria n.º 112/2023 após o seu primeiro ano em vigor; identificar os constrangimentos na aplicação do diploma; identificar os desafios e as perspetivas futuras na utilização da metodologia de classificação e avaliação da informação e, por último, identificar as oportunidades de melhoria na interação entre as entidades que aplicam a Portaria e o órgão de coordenação.
As apresentações desta sessão serão disponibilizadas em breve na página Conhecer CLAV.