Aconteceu em 2022

Ação de formação dedicada à metodologia de classificação e avaliação suprainstitucional reuniu cerca de 100 participantes
Notícia de 16-11-2022

Na tarde do passado dia 9 de novembro, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas realizou uma ação de formação intitulada “Introdução à metodologia de classificação e avaliação suprainstitucional da informação arquivística”.

À semelhança da ação realizada no dia 9 de setembro, o objetivo geral foi, uma vez mais, dar a conhecer a metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística, através de um evento exclusivamente online, gratuito, e dirigido a todos os profissionais da área e outros interessados.

A Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração da DGLAB, Dra. Rita Gago, apresentou a cerca de 100 participantes inscritos um programa dividido em 3 partes: 1) Enquadramento, 2) Metodologia e instrumentos de classificação e avaliação suprainstitucional da informação, e 3) Tecnologias de suporte à gestão da informação.

Para dar resposta à grande procura que se registou, a DGLAB já anunciou uma nova formação para fevereiro de 2023, com o intuito de abordar a mesma temática junto da comunidade que dela faz parte.

Acompanhe esta e outras iniciativas no menu Formação.

 

O projeto CLAV foi mencionado na imprensa
Notícia de 30-9-2022

Num artigo de opinião assinado por Clara Branco e publicado no jornal Dinheiro Vivo, cujo título é “A importância da consultoria arquivística para as empresas“, foi feita uma referência à plataforma CLAV.

Clara Branco entende que para «responder, na linha da frente, às políticas e tendências e exigências da gestão da informação, do mundo atual», existem projetos e práticas que são bons exemplos.

Citando a autora: «Como bom exemplo disso, não poderia deixar de referir o inovador projeto desenvolvido pela DGLAB, para gerir a informação arquivística de toda a administração pública e que disponibiliza gratuitamente na plataforma CLAV, importantes instrumentos de gestão documental, em matéria de organização (Macroestrutura Funcional e planos de classificação) e de avaliação (ASIA).»

 

O 1.º Encontro nacional da comunidade de utilizadores da Plataforma CLAV aconteceu no dia 14 de setembro de 2022
Notícia de 22-9-2022

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas realizou, no dia 14 de setembro, o 1.º Encontro nacional da comunidade de utilizadores da Plataforma CLAV – um evento que reuniu dirigentes, gestores de informação, arquivistas, profissionais das tecnologias da informação, estudantes, investigadores, professores académicos, entre outros profissionais com interesse pela área da gestão da informação e documentação, muitos deles já utilizadores da Plataforma CLAV.

O Encontro teve como grandes objetivos: dar a conhecer a Plataforma CLAV, promover e apoiar a utilização da metodologia e dos instrumentos de classificação e avaliação da informação aprovados pela DGLAB, constituir uma oportunidade de interação e mútuo conhecimento da comunidade de utilizadores da CLAV, promover a auscultação da comunidade de utilizadores e o debate de questões prementes para a implementação e exploração da CLAV no quotidiano, definir os caminhos para o desenvolvimento da referida comunidade e o contributo que esta pode dar à transição digital na Administração Pública e no Setor Público Empresarial.
(Saiba tudo sobre os objetivos e organização do evento aqui.)

Tratou-se de um evento que registou uma forte adesão e esgotou o número de lugares disponíveis no Auditório da Torre do Tombo, durante a fase de inscrição. Apesar de ter sido desenhado para se realizar exclusivamente em formato presencial, acabou, depois, por estar acessível on-line, em regime síncrono, através de uma transmissão interna (alargada ao público externo devidamente autorizado) – uma solução encontrada para chegar ao maior número de interessados possível e para que ninguém ficasse de fora.

O 1.º Encontro CLAV contou com a presença de vários oradores, distribuídos no Programa por 3 sessões: 1) Apresentação da CLAV; 2) A utilização da CLAV por entidades públicas; 3) Mesa Redonda e se não teve oportunidade de acompanhar o evento no próprio dia, saiba que pode consultar as apresentações e outros conteúdos relevantes no site Conhecer CLAV, na página Apresentações.

 

A DGLAB realizou uma ação de formação dedicada à metodologia de classificação e avaliação suprainstitucional
Notícia de 12-9-2022

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas realizou, na tarde do passado dia 9 de setembro, o Pré-Encontro  “Introdução à metodologia de classificação e avaliação suprainstitucional da informação arquivística” – uma ação de formação exclusivamente online, destinada a todos os profissionais da área que tenham interesse em conhecer e/ou aprofundar conhecimentos nesta matéria.
Com o objetivo geral de dar a conhecer a  metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística, a ação de formação conduzida pela Dra. Rita Gago – Chefe de Divisão de Normalização e Apoio à Administração seguiu um Programa dividido em 3 partes: 1) Enquadramento, 2)  Metodologia e instrumentos de classificação e avaliação suprainstitucional da informação e 3) Plataforma CLAV.
A iniciativa, que precedeu o 1.º Encontro nacional de utilizadores da plataforma CLAV (14 de setembro), registou uma forte adesão e os lugares para participação (70) esgotaram.
Para dar resposta à grande procura que se registou, a DGLAB já anunciou uma nova edição no próximo dia 9 de novembro, também online, dirigida a participantes e não participantes do 1.º Encontro Nacional da Comunidade de Utilizadores da Plataforma CLAV.

 

A DGLAB apresentou comunicações sobre a CLAV em encontros de arquivos no Alentejo
Notícia de 16-6-2022

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), através de Pedro Penteado, Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização, apresentou, no início de junho de 2022, duas comunicações sobre temas relativos à CLAV, em eventos de natureza arquivística que ocorreram no Alentejo. Tratou-se, respetivamente, de “Comunidade CLAV: um desafio à participação”, no Encontro de Redes de Arquivo e de “A experiência de classificação e avaliação suprainstitucional da informação arquivística em Portugal: 10 ideias-chave”, no Encontro Transfronteiriço de Arquivos.

O Encontro de Redes de Arquivo, que se realizou em Estremoz, decorreu dia 2 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz, sob o lema “Arquivos em Rede” e foi organizado pelo Município de Estremoz com o apoio do Arquivo Distrital de Évora e da Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora (RAA-DE). Este encontro foi dirigido a arquivistas, documentalistas e outros profissionais da informação, bem como a investigadores e a todos os interessados por estas temáticas. Reuniu representantes de várias Redes de Arquivos do país com o objetivo de criar um espaço aberto de divulgação de boas práticas e projetos desenvolvidos por cada Rede, geradores de inovação. Teve, ainda, o intuito de servir de fórum de partilha de estratégias que permitam a valorização dos arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, abordando a promoção, a preservação, a gestão e a difusão do património arquivístico.

O Encontro Transfronteiriço de Arquivos realizou-se no dia 3 de junho, no Palácio D. Manuel, em Évora. Este Encontro pretendeu trazer à discussão os modelos arquivísticos português e espanhol, nas dimensões da salvaguarda, da divulgação e da investigação, a apresentação de projetos e troca de experiências, com o objetivo de aprofundar possíveis modelos de cooperação no setor da arquivística.

Pode aceder aqui aos resumos das comunicações sobre a CLAV no evento de Estremoz e de Évora.