Acontece em 2024

Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução | 2024” – próximas iniciativas realizam-se em Leiria e Faro”, 26-04-2024
DGLAB promove Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução | 2024”, 25-03-2024
Comunicação de alterações da Lista Consolidada, 22-03-2024
Encontro “Os Arquivos e o Futuro”, no Entroncamento, 22-03-2024

 

DGLAB promove Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução | 2024” – próximas iniciativas realizam-se em Leiria e Faro”

Notícia de 26-04-2024

Conforme noticiado no mês de março, a DGLAB está a realizar o Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução | 2024” com o objetivo de dar a conhecer e promover o debate em torno da metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística.

Das 3 sessões agendadas, já se realizou a primeira no passado dia 19 de abril, na cidade do Porto, onde estiveram reunidas cerca de 60 pessoas.

As outras 2 sessões desta iniciativa estão agendadas para os dias 3 de maio, entre as 14h30 e as 16h30, no Arquivo Distrital de Leiria, e 24 de maio, no mesmo horário, na CCDR do Algarve, em Faro.

O Workshop realiza-se em formato exclusivamente presencial, dá continuidade às ações realizadas no ano transato e está igualmente enquadrada no Programa de Apoio Técnico (PAT) promovido pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e o programa está estruturado em 3 partes: 1) Enquadramento, 2) Metodologia e instrumentos de classificação e avaliação suprainstitucional da informação, e 3) Debate.

A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia através da plataforma Eventbrite. Se ainda não se inscreveu, reserve já o seu lugar atravé do link:

Leiria – 3 de maio (Arquivo Distrital de Leiria)

Faro – 24 de maio (CCDR Algarve)
*Caso tenha dificuldade em aceder ao link para fazer a sua inscrição, tente utilizar outra rede de internet ou o seu smartphone.

Informa-se que não são emitidos certificados de formação.
No caso de necessitar de confirmação de presença, o pedido deverá ser enviado para atividades.clav@dglab.gov.pt  .

Para qualquer assunto relacionado com estas iniciativas, poderá contactar-nos através do endereço de e-mail: atividades.clav@dglab.gov.pt .

 

DGLAB promove Workshop “Metodologia de classificação e avaliação: uma introdução | 2024”

Notícia de 25-03-2024

Com o objetivo de dar a conhecer e promover o debate em torno da metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística, a DGLAB vai promover 3 Workshops presenciais: 19 de abril, na CCDR do Porto; 3 de maio, no Arquivo Distrital de Leiria; 24 de maio, na CCDR de Faro.

A Lista Consolidada para a classificação e avaliação da informação pública (LC), enquanto instrumento de base para a aplicação da metodologia da classificação e avaliação da informação arquivística supra citada, sustenta a necessidade de uma prática contínua de difusão de informação sobre esta temática, bem como da promoção de momentos de partilha de conhecimento.

Estas ações, que se realizarão em formato exclusivamente presencial, dão continuidade às ações realizadas no ano transato e estão igualmente enquadradas no Programa de Apoio Técnico (PAT) promovido pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

O programa estará estruturado em 3 partes: 1) Enquadramento, 2) Metodologia e instrumentos de classificação e avaliação suprainstitucional da informação, e 3) Debate.

A participação em qualquer uma das sessões é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia através da plataforma Eventbrite. Reserve já o seu lugar através do link:

Porto – 19 de abril (CCDR Norte)
Leiria – 3 de maio (Arquivo Distrital de Leiria)
Faro – 24 de maio (CCDR Algarve)

Caso tenha dificuldade em aceder aos links e fazer a sua inscrição, tente utilizar outra rede ou smartphone.

Para qualquer assunto relacionado com estas iniciativas, poderá contactar-nos através do endereço de e-mail: atividades.clav@dglab.gov.pt .

 

Comunicação de atualizações da Lista Consolidada

Notícia de 22-03-2024

Lista Consolidada (LC) para a classificação e avaliação da informação pública é o referencial disponibilizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para servir de base à elaboração de instrumentos de gestão da informação, nomeadamente planos de classificação e tabelas de seleção. A LC resulta de um projeto colaborativo que envolveu grande parte dos organismos da Administração Pública, Central e Local, e, sendo de natureza incremental, é necessário que seja revista, melhorada e alterada sempre que assim se justificar. Seja através dos contributos internos, da DGLAB, seja através de toda a Administração Pública.

Face à natureza deste instrumento, a DGLAB analisa e implementa os contributos, que visam melhor servir e representar os processos de negócio de todas as entidades, o que resulta nas atualizações da LC que periodicamente são publicitadas pela DGLAB.

Em dezembro de 2023 e março de 2024 foram concluídas algumas atualizações, que ainda não estão disponíveis na Lista Consolidada (Plataforma CLAV).

Consulte as atualizações:
Lista Consolidada: registo de alterações [março 2024]

As questões e contributos relacionados com a LC devem ser enviados para o e-mail: clav@dglab.gov.pt .

 

Encontro “Os Arquivos e o Futuro”, no Entroncamento

Notícia de 11-03-2024

Realiza-se no dia 22 de março, no Cineteatro S. João, no Entroncamento, o evento “Os Arquivos e o Futuro”, organizado pela CIM Médio Tejo (Comunidade Intermunicipal Médio Tejo) e pela Câmara Municipal do Entroncamento.

As duas entidades convidam todos os interessados a participar neste evento, informando que a inscrição deverá ser feita por email para o endereço: cultura@cm-entroncamento.pt

O programa, que terá início pelas 9h, conta com vários oradores, em representação de diferentes entidades, entre as quais a DGLAB, com a comunicação “Gestão da informação na Administração Local: como preparar o futuro, hoje”, proferida pelo Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização, Dr. Pedro Penteado.