Notícias

A DGLAB apresentou comunicações sobre a CLAV em encontros de arquivos no Alentejo

Notícia de 16-6-2022

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), através de Pedro Penteado, Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização, apresentou, no início de junho de 2022, duas comunicações sobre temas relativos à CLAV, em eventos de natureza arquivística que ocorreram no Alentejo. Tratou-se, respetivamente, de “Comunidade CLAV: um desafio à participação”, no Encontro de Redes de Arquivo e de “A experiência de classificação e avaliação suprainstitucional da informação arquivística em Portugal: 10 ideias-chave”, no Encontro Transfronteiriço de Arquivos.

O Encontro de Redes de Arquivo, que se realizou em Estremoz, decorreu dia 2 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz, sob o lema “Arquivos em Rede” e foi organizado pelo Município de Estremoz com o apoio do Arquivo Distrital de Évora e da Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora (RAA-DE). Este encontro foi dirigido a arquivistas, documentalistas e outros profissionais da informação, bem como a investigadores e a todos os interessados por estas temáticas. Reuniu representantes de várias Redes de Arquivos do país com o objetivo de criar um espaço aberto de divulgação de boas práticas e projetos desenvolvidos por cada Rede, geradores de inovação. Teve, ainda, o intuito de servir de fórum de partilha de estratégias que permitam a valorização dos arquivos como sistemas de informação essenciais às organizações, abordando a promoção, a preservação, a gestão e a difusão do património arquivístico.

O Encontro Transfronteiriço de Arquivos realizou-se no dia 3 de junho, no Palácio D. Manuel, em Évora. Este Encontro pretendeu trazer à discussão os modelos arquivísticos português e espanhol, nas dimensões da salvaguarda, da divulgação e da investigação, a apresentação de projetos e troca de experiências, com o objetivo de aprofundar possíveis modelos de cooperação no setor da arquivística.

Pode aceder aqui aos resumos das comunicações sobre a CLAV no evento de Estremoz e de Évora.