Para obter informação específica sobre o processo de elaboração e aplicação dos instrumentos de gestão da informação consulte as fichas técnicas :
- FT1 – Elaboração de relatórios de avaliação de documentação acumulada Ficha técnica com o procedimento para a elaboração de relatórios de avaliação de documentação acumulada e sua submissão ao Órgão de coordenação do sistema nacional de arquivos
- FT2 – O que é a Lista Consolidada Ficha técnica que explicita a origem, percurso e etapas de elaboração do referencial para a classificação e avaliação da informação pública, denominado Lista Consolidada
- FT3 – Apresentação de novo processo de negócio para integração na Lista Consolidada Ficha técnica com o procedimento para a elaboração de uma proposta de novo processo de negócio para integração na Lista Consolidada
- FT4 – Elaboração de uma Portaria de Gestão de Documentos a partir da Lista Consolidada Ficha técnica com o procedimento para a elaboração de uma Portaria de Gestão de Documentos a partir da Lista Consolidada
- FT5 – Aplicação de uma tabela de seleção Ficha técnica com os procedimentos para a aplicação de uma tabela de seleção, nomeadamente no que diz respeito à classificação (quando aplicável) e ao cumprimento das decisões de avaliação
- FT6 – Forma de contagem de prazos de conservação administrativa Ficha técnica com instruções para a definição da forma de contagem de prazos de conservação administrativa, no cumprimento de decisões de avaliação da informação arquivística constantes na Lista Consolidada.
- FT7 – Subdivisão de processos de negócio e constituição de agregações Ficha técnica com os procedimentos para a subdivisão de classes relativas à informação produzida no âmbito de processos de negócio (criação de classes de 4.o nível) e para a constituição de agregações aquando da aplicação do plano de classificação e tabelas de seleção derivadas da Lista Consolidada.
- FT8 – Aplicação do destino final: o papel do dono e do participante Ficha técnica com os procedimentos para a aplicação do destino final presente em tabelas de seleção derivadas da Lista Consolidada, de acordo com a intervenção das entidades no processo de negócio enquanto dono ou participante.
- FT9 – Boas práticas de eliminação de documentos Ficha técnica com os procedimentos para a implementação de boas práticas de eliminação de documentos e informação.
- FT10 – Tabelas de seleção: aplicação no tempo Ficha técnica referente à aplicação no tempo das decisões de avaliação constantes na tabelas de seleção de relatórios de avaliação de documentação acumulada e em portarias de gestão de documentos.
- FT11 – Relatórios de avaliação simplificados (RAS) Ficha técnica referente à elaboração de RAS para documentação acumulada, ou que não foi objeto de seleção, eliminação ou transferência para arquivo, durante o período de vigência de uma Portaria de Gestão de Documentos (PGD), entretanto revogada.
Orientações para a aplicação de tabela de seleção derivada da Lista Consolidada:
- As Orientações para a aplicação de tabela de seleção derivada da Lista Consolidada fornecem um conjunto de diretrizes e exemplos concretos para a utilização de uma Tabela de Seleção (TS) extraída da Lista Consolidada para a Classificação e Avaliação da Informação Arquivística (LC).