Sessão de trabalho 2 – 18/10/2024

A segunda sessão com o tema “Requisitos dos sistemas de informação: ponto de vista das empresas de software”, decorreu no dia 18 de outubro, nas instalações da DGLAB.

A sessão destinou-se às redes de arquivos regionais e setoriais, bem como grupos de trabalho (formais e informais) que se têm debruçado sobre esta temática.

O programa incluiu o enquadramento e objetivos da sessão por parte da DGLAB a que se seguiram várias apresentações pelas empresas de software. Participaram como convidados a Agência para a Modernização Administrativa (AMA)  e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I. P. (eSPap).

O principal objetivo desta segunda sessão foi a identificação dos referenciais internacionais para os sistemas de informação (SI), em especial o MoReq2010, no que concerne à implementação da metodologia e avaliação; dos constrangimentos sentidos na implementação dos SI por parte da organizações públicas; da forma como as empresas estão a responder aos requisitos, às necessidades dos seus clientes e dos seus próprios constrangimentos; necessidades na resposta à implementação e ainda a identificação da forma como os vários stakeholders se podem articular para desenvolver e aplicar as soluções adequadas às necessidades.